11 de março de 2011

Porque dar o dedo medio é uma ofença?


Pesquisei sobre o surgimento do dedo médio ser usado para ofender outra pessoa, e achei este texto abaixo ...
" Na época da Guerra entre França e Inglaterra, os franceses pegavam os prisioneiros e cortavam os dedos médios deles. Assim eles nunca mais poderiam atirar com o arco e flecha pois esse dedo é que dá base a corda do arco.
Assim quando eles estavam para começar uma batalha os ingleses levantavam esse dedo para mostrar aos franceses que poderiam atacar com flecha.
Quando os ingleses vieram para os EUA trouxeram essa mania, que depois foi alterando o seu significado, mas continua como provocação ao adversário."

Um amigo tbem me enviou essa explicação
Essa é de fato a origem européria, mas não houve distorção alguma, esse gesto tem outra origem.


“Ele é identificado como o impudicus digitus (dedo atrevido) nos escritos da Roma Antiga e que seja feita referência à utilização do dedo na comédia grega antiga para insultar outra pessoa. O uso generalizado do dedo em muitas culturas, é provavelmente devido à influência geográfica do Império Romano e da civilização greco-romana.
Outra possível origem deste gesto pode ser encontrada no mundo mediterrâneo do primeiro século, que o prolongamento do impudicus digitus foi um dos muitos métodos usados para desviar a ameaça sempre presente de o olho do mal.”

Você até pode ver em alguns filmes ingleses o uso desse gesto ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente ai seu lindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...